julho 05, 2009

Geração Coca-Cola

Eu estava pensando em nosso mundo capitalista, é impressionante como nós nos adaptamos e nos acostumamos com isto, com esta vida de sempre querer mais até o que não nos é necessário.
Fico incomodada com esta visão, pois associamos produtos duráveis a não duráveis, pensamos que uma roupa já está inutilizável quando a usamos apenas umas cinco vezes.
E falamos assim:
–– Todo mundo já conhece esta roupa!
E daí?!Por acaso quem está vestindo está roupa não somos nós?! Todo mundo já nos conhece também. E não é a roupa que vai conversar com as pessoas nem cumprimentar, somos nós! Nós somos importantes, o conteúdo é importante, a roupa, a sandália podem até transparecer nosso estilo, entretanto não devemos associá-las a algo importantíssimo e com data de validade! Roupa não é comida!
E o pior isto não está acontecendo só com a roupa é com a geladeira, a TV, e com as pessoas...
Sim... As pessoas sim!!! Este capitalismo descontrolado nos tornou arrogantes, preocupamo-nos mais com o dinheiro do que com as pessoas, elas já não servem, a não ser que possam nos ajudar com relação ao vil metal.
Achamos que o amor é sinal de fraqueza, que a arrogância é sinal de força, e que o dinheiro é sinal de poder... Ao invés do dinheiro servir a nós, nós nos tornamos escravos dele.
Esta talvez seja a mais cruel e maléfica das inversões humanas, pois este capitalismo não restringe aos bens materiais. Não! De forma alguma, esta sociedade egoísta, multinacional, acaba nos tornando seres escravos de um sistema.
Eu estava fazendo uma prova de geografia a qual havia perguntas sobre o declínio da URSS, que está associado à falta de preocupação com os produtos duráveis. Em minha cabeça os produtos eram não-duráveis, isto é, o capitalismo me abduziu.
Não só me abduziu como está abduzindo o resto do mundo!
E as multinacionais? Elas estão acabando com a nossa cultura... Os chineses, por exemplo, daqui a pouco estão comendo apenas em fast - food.
Nós estamos em uma época de homogeneização de culturas.

2 comentários:

  1. Minhas filhas certamente deviam ter ma conversa com teu texto... Precisam! E como tu escreves, hem? Mas tenho de fazer um jantar caseiro... ainda há tempo por aqui para isso... glória! Cheiro, menina.

    ResponderExcluir
  2. Elas são capitalistas? Quem não é neste mundo!!!
    Fazer o quê?

    Beijoss

    >>>como eu sempre digo... Sou a principal integrante!!!
    RSRS

    Por: B.G.

    ResponderExcluir

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena." Fernando Pessoa