abril 18, 2010

Um umbigo literário

Li uma vez que Fernando Pessoa tinha certo asco à homossexualidade, entretanto se dizia mulher “na cabeça”, mas isso nunca passou para o seu corpo.
(Eu nunca li C a p i t u – esqueci: Dom Casmurro –, mas assisti a minissérie da Globo – que aliás, é divina. Tirei algumas conclusões sobre o romance, um dia lê-lo-ei.)

Às vezes penso na nossa literatura como um grande corpo feminino de cérebro masculino* e umbigo de Capitu, sim umbigo... Creio que você já deve ter ouvido falar de uma lei do centro que tem como exemplo a pintura Monalisa, por isso o quadro é tão genial. A ciência também fala disso – dessa lei Áurea; minha professora de cello diz para eu tocar com o arco na parte central das cordas, pois o som sai melhor. É coisa de centro. É melhor ficar no centro da sala. É muito bom ser o centro das atenções. Coisa de centro. Entretanto, não quero tornar “o centro” uma coisa matemática, pelo contrário, só quero dizer que Capitu é o centro. Li uma crônica-conto de Lygia Fagundes Telles – vou pegar o livro para reler – de título Rua Sabará, 400, quem estava nele? Capitu! Mas é perfeitamente compreensível, porque, juntamente com Paulo Emílio, ela estava escrevendo um roteiro para o romance. Agora li Capitu sou eu de Dalton Trevisan, já que me foi pedido, gostei muito; adorei a revolta: “A sonsa, a oblíqua, a perdida Capitu. Essa mulherinha à-toa.” O mais interessante nos dois textos é que as pessoas mud(av)am de opinião, nenhuma convicção, esta é uma obra eterna de uma eterna efemeridade. Nunca há um consenso, e como haver? Parar de discutir sobre o livro – ou talvez, a bruxaria? Eu não li, e já estou marcada. Conhece alguém sem umbigo? Conhece um escritor sem Capitu? *



* Muitas mulheres escreviam antigamente, mas elas tinham pseodônimos masculinos, um exemplo de mulher potiguar que não fez isso foi Auta de Souza.
* Pode existir!


6 comentários:

  1. Se ainda não leste Dom Casmurro, leias logo! Uma moça inteligente como você vai perceber muitas coisas no livro que não estão na minissérie. Parabéns pelo ótimo texto. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sei... Tenho que ler! Minha amiga irá me emprestar!
    Muito obrigada pelo moça inteligente.
    Obrigada pela visita e comentário, A Reiffer.


    Beijos,
    Ry.

    ResponderExcluir
  3. ficou ótimo mesmo o texto. um olhar pra lá de inteerssante sobre capitu, literatura, escritores e mundo. adorei!

    e leia, sim, o livro. é livro pra se ler uma vez todo ano, de tão bem escrito e enigmático para o leitor :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ler sim, sinto a obrigação.
    E parece que é obrigação mesmo, rsrs...
    Dois professores de Língua Portuguesa e Literatura me pedindo!

    Muito obrigada pelo comentário, Ítalo.

    Aliás, teu blog UM SENTIR COMPLETA O OUTRO é bem legal - ps.: lindos os livros.




    Beijos,
    Ry.

    ResponderExcluir
  5. maravilha, gostei da tal teoria do umbigo :]

    ResponderExcluir

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena." Fernando Pessoa