outubro 17, 2009

Morre parte da arte e da história de Oiticica - ainda nos resta a memória...

Quase completamente destruído por um incêndio na noite de sexta-feira, o acervo de Hélio Oiticica que ocupava uma reserva técnica instalada na casa do irmão do artista plástico era motivo de um impasse entre a família e a Prefeitura do Rio.
Em abril deste ano, herdeiros de Hélio Oiticica interromperam uma exposição do artista no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, que ficaria em cartaz até junho, e retiraram as obras de arte que estavam na reserva técnica do espaço. O motivo foi o não pagamento, pela prefeitura, da segunda parcela de R$267 mil, referente à produção da mostra. A família, responsável desde 1981 pelo Projeto Hélio Oiticica, que cuida do acervo do artista, receberia o dinheiro em janeiro.
O arquiteto César Oiticica, 70 anos, é diretor do projeto, cuja parceria com a prefeitura ocorre desde 1996, quando o centro de arte que leva o nome do artista foi inaugurado.
De acordo com a prefeitura, o atraso no pagamento deveu-se uma auditoria em toda a Secretaria municipal de Cultura devido às mudanças na gestão municipal. Em junho, a dívida foi paga e a exposição "Hélio Oiticica: Penetráveis" foi reaberta para o público e permaneceu em cartaz até o fim de agosto, para compensar o tempo de interrupção.
Na época da suspensão da exposição, os herdeiros ainda retiraram as obras do artista do centro, sob a alegação de que ele não reunia as condições necessárias para o armazenamento de obras de arte. Elas foram então transferidas para a reserva técnica criada pelo projeto, na casa da família no Jardim Botânico. Na época, César Oiticica declarou:
- O centro não tem desumidificação, tem um banheiro dentro da reserva técnica, o que vai contra todos os padrões museológicos. Sabemos que a prefeitura não tem condições nem verbas neste momento, mas não é um problema para a gente cuidar do acervo.
Desde então, os responsáveis pelo Projeto Hélio Oiticica e a Secretaria municipal de Cultura negociavam uma nova parceria, até o momento sem sucesso.
À rádio CBN, a secretária de Cultura do município do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, contou ter chegado a propor um comodato à família do artista, como faz o MAM com o acervo do colecionador Gilberto Chateaubriand, para que essa obra ficasse exposta permanentemente no Centro Cultural Hélio Oiticica
- Nós estamos abertos a ter a obra de Hélio Oiticica sob o comando do poder público, em comodato sob responsabilidade nossa. Espero apenas que esse acordo seja possível de ser feito, que é uma coisa que até agora a gente não conseguiu. Da nossa parte, há a total disposição para a preservação, desde que isso tenha de fato a responsabilidade do poder público, porque o Centro Hélio Oiticica é um centro público, mesmo que esse acervo seja de propriedade da família.


Retirado de: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena." Fernando Pessoa